Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pinhão: comida típica do inverno é bastante versátil Fruto da araucária, o pinhão é uma delícia se preparado na panela de pressão, assado ou incrementando receitas diversas


Panela de pinhão
O pinhão é fruto da araucária, árvore encontrada principalmente no sul do país, onde o clima é mais frio. Ele se forma dentro das pinhas e, apesar de ter uma linda casca acastanhada, a parte comestível é a polpa. Para consumi-lo “no ponto”, cozinhe o pinhão em fogo baixo, para que o sabor fique mais acentuado.

A panela de pressão é uma boa alternativa, pois encurta a tarefa sem alterar muito o paladar. Coloque as sementes no utensílio com um pouco de sal e cubra com água (um palmo acima delas). Quando pegar pressão, abaixe a chama e espere 40 minutos. Desligue e escorra o pinhão depois que o vapor sair. Você também pode optar por assar os pinhões – ou na churrasqueira ou na brasa de uma fogueira.

Farinha caseira

Para deixar bolos e pães mais saudáveis, troque parte da farinha branca pela de pinhão. Prepará-la é fácil: descasque as sementes cruas, corte-as em pedacinhos e deixe secar ao sol. Em seguida, moa num processador até virar pó. A validade é de seis meses. "Se for difícil descascar o pinhão cru, cozinhe antes. Mas a farinha ficará úmida e a validade cai para uma semana", diz a nutróloga.

Bom para o organismo

Composto basicamente de amido - um estoque de energia para o seu organismo - cada porção de seis unidades (100 g) conta com apenas 177 calorias.

Mas os benefícios não param por aí: o pinhão é fonte de vitaminas do completo B, cálcio, ferro, fósforo e proteínas, segundo a nutróloga Cristiane Coelho.


Você sabia que...

... os esquilos contribuem na produção de pinhão? Eles costumam enterrar as sementes e se esquecem de comê-las, dando origem assim a novos pés de araucária.
fonte conteudo maxima

0 comentários:

Postar um comentário