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segunda-feira, 30 de julho de 2012

6 alimentos para combater a ansiedade


6 alimentos para combater a ansiedade
Um estudo publicado no periódico Journal of Biobehavioral Medicine mostra que existe um elo entre o nervosismo e o ganho de quilos extras. Cientistas holandeses avaliaram 2 433 voluntários e observaram que entre os mais ansiosos, havia maior risco para a síndrome metabólica, um distúrbio que soma encrencas como a hipertensão, o diabetes e o acúmulo de gordura na região abdominal.

Outros trabalhos já demonstraram que a irritabilidade interfere com hormônios que servem de estopim para o crescimento da pança. Sem falar que viver estressado faz o coração sofrer. Então, para ficar em dia com a balança, vale esfriar a cabeça. E a alimentação pode ser uma grande aliada para manter a calma. Veja a seguir alguns ingredientes que não podem faltar ao cardápio:

1. Pistache
Em períodos de grandes tensões é melhor que o organismo esteja bem suprido em relação à vitamina B1. Daí o pistache ser bem-vindo nessas situações. O petisco da família das oleaginosas é uma excelente fonte desse nutriente que é essencial na síntese de neurotransmissores relacionados ao bem-estar. A B1, que também recebe o nome de tiamina, participa, ainda, da conversão de glicose em energia. Quando está em falta, sobra irritabilidade.

2. Maracujá
Embora as folhas do maracujazeiro concentrem muito mais do composto de ação calmante, seu fruto também oferece. Trata-se da passiflorina que, inclusive, é utilizada pela indústria farmacêutica na fabricação de remédios. Ela age no sistema nervoso diminuindo a ansiedade. A dica para aproveitar cada gota da substância é consumir o próprio maracujá e não o suco, que pode perder parte das propriedades.

3. Infusão de melissa
Recorrer a uma xícara de chá quentinho é a receita das avós para acalmar. Se for de melissa, muito melhor. Conhecida popularmente como erva-cidreira a Melissa officinalis é uma rica mistura de flavonóides de comprovada ação sedativa. Mas é necessário tomar alguns cuidados para assegurar esses benefícios. É importante adquirir a planta em estabelecimentos idôneos. Ela deve ser guardada em potes fechados, sem umidade e de preferência longe da luz. Também é aconselhável consumir rapidamente para que seus princípios ativos não se percam.

4. Alface
Não desperdice nada dessa hortaliça. Nem pense em jogar fora os talos. É justamente ali que está maior parte das substâncias que atuam no sistema nervoso. A principal delas é a lactucina que traz tranquilidade. Vale destacar ainda a ótima quantidade de fibras do vegetal. Elas são muito bem-vindas no combate à prisão de ventre, um problema que pode deixar muita gente a beira de um ataque de nervos.

5. Sushi
Só o ritual dos restaurantes japoneses já é o bastante para aplacar a ansiedade. Soma-se à calmaria, a deliciosa mistura de arroz com salmão é sinônimo de carboidrato com ômega-3. Uma imbatível dupla que no processo digestivo se quebra em novas substâncias. Estas, por sua vez, seguem para o cérebro e lá proporcionam uma inundação de bem-estar. A gordura do pescado tem, ainda, poderosa ação anti-inflamatória que é necessária em momentos de irritação para proteger as artérias.

6. Amêndoa
Ela oferece uma porção de nutrientes indispensáveis em períodos tensos. Há desde o zinco, que reforça as defesas até a vitamina E, protetora das células, passando pelo fósforo, mineral essencial para a produção de energia. Guarda, ainda, um segredo chamado arginina, uma partícula protéica que promove o relaxamento.
fonte mdemulher

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