Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Há uma enxurrada de cápsulas termogênicas no mercado prometendo mundos e fundos. Mas elas aceleram o metabolismo? Como funcionam? Quem pode tomar? Há contraindicações?

cápsulas
O que são

"Essas pílulas são classificadas como termogênicas por conterem ativos (nutrientes) com ação estimulante, que podem contribuir para o aumento da temperatura corporal, durante um exercício, ocasionando uma maior queima de calorias e reduzindo o apetite", explica a nutricionista Elaine de Pádua, diretora da Clínica DNA Nutri, em São Paulo.

Estamos falando de substâncias ou nutrientes que ajudam a metabolizar gorduras, convertendo-as em energia para o corpo. Se você tiver que interromper o consumo, seu organismo simplesmente volta ao ritmo anterior, sem fazer você engordar. "Até porque as cápsulas só fazem você gastar uma média de 5 a 10% a mais do que gastaria sem elas", diz Elaine.

Diferentes tipos

Geralmente, as cápsulas termogênicas são compostas de ingredientes naturais, como chá verde, guaraná ou cafeína. "Algumas opções cuja formulação química foi proibida (é o caso da efedrina) causavam efeitos colaterais fortes como dores de cabeça, perda de apetite, taquicardia e dependência", alerta a nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo. "Elas ajudam a melhorar o gasto energético porque ativam o metabolismo", afirma Elaine. Milagre? Nada disso. "Mudanças no estilo de vida, uma dieta equilibrada e atividade física são essenciais para perda e manutenção de peso a médio e longo prazo." Ou seja, são apenas aliadas nos tratamentos de emagrecimento e redução de gordura localizada.

Como tomar

A regra é clara: não devem ser tomadas sem indicação de um profissional (nutricionista, clínico- geral, endocrinologista, homeopata ou nutrólogo), principalmente se você for hipertensa ou sensível à cafeína. Passe longe de fórmulas vendidas sem fiscalização. "As substâncias termogênicas são encontradas em farmácias de manipulação e até mesmo em lojas de produtos prontos, mas é preciso verificar sua procedência", avisa Elaine. "Apenas as farmácias de manipulação autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem preparar as pílulas na concentração recomendada por um profissional habilitado", completa Beatriz.


Alimentos termogênicos


Substâncias presentes em certos alimentos também têm efeito termogênico. Ainda não há consenso entre os especialistas sobre a quantidade exata para obter o benefício. Um estudo realizado em 2006 e publicado na revista científica "Physiology & Behavior" concluiu que esses alimentos têm a capacidade de produzir efeitos significativos em relação a saciedade, termogênese e oxidação de gordura nas condições ideais do laboratório.

Na vida real, seguir esse mesmo padrão é complicado. Mas os autores da pesquisa afirmam que usar alimentos como pimenta, chá verde e gengibre diariamente pode, sim, ajudar a manter um nível de energia. "Com apenas um alimento o efeito é pequeno, o que vale é o conjunto da alimentação", afirma Elaine. Consuma pimenta e café duas vezes ao dia, chá verde três vezes ao dia e açafrão-da-terra três vezes por semana. Moral da história: coma, mas não espere milagres
fonte Reportagem: Julia Moióli - Edição: MdeMulher

0 comentários:

Postar um comentário