Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


domingo, 3 de julho de 2011

FONDUE DE QUEIJO para esquentar !

Com a chegada do inverno sempre pensamos em nossos cobertores bem quentinhos, uma programação de um bom filme acompanhando de uma pipoca bem gostosa, e nunca nos esquecemos dos pratos típicos dessa época, um caldinho de feijão, caldinho de mandioca, e para aqueles com paladar mais refinado, há o famoso FONDUE DE QUEIJO, que agrada sempre à todos visitantes.

Fondue de Queijo
Fondue de Queijo
Ao pensarmos em um clima bem romântico, sempre vêm em nossa mente luz de velas, uma lareira, e imagine que delicia, na mesa do jantar duas belas taças de vinho branco e uma Fondue quentinha para o delicioso momento.
A fondue serve para jantares românticos, e até mesmo distração com os amigos. Não precisa necessariamente ser de Queijo, pode ser de frutos do mar, carne e até mesmo o delicioso chocolate, servido com morangos.

HISTÓRIA DA FONDUE

A fondue (que na verdade é uma palavra feminina mesmo) surgiu na suíça, quando os moradores do Alpes fabricaram uma quantidade muito grande de queijo, e não conseguiram vender. Tiveram a idéia de derrete-lo e acrescentar Kirch, uma bebida alcoólica típica da região. Durante o preparo, mergulhavam pedaços de pão no queijo derretido para experimentar o sabor do tempero.
A palavra Fondue surgiu por causa da necessidade de fundir o queijo, ou derrete-lo.
A fondue é servida em um recipiente próprio para manter o produto aquecido, e os garfos de servir também são diferentes.
Ingredientes
400 g de queijo gruyère (queijo suíço, duro e levemente salgado e picante)
Queijo
300 g de queijo emmental (queijo suíço, meio duro, amarelado e esburacado)
1 cálice de vinho branco seco
1 medida de licor destilado de cereja (pode ser substituído por xerez ou conhaque)
1 colher de chá de maisena
Cubinhos de pão dormido
Pão
Alho
Noz – moscada
Sal e pimenta do reino a gosto
Panela de cerâmica

MODO DE FAZER

Passar um dente de alho dentro da panela. Nessa panela coloque os queijos cortados em cubinhos, o vinho e leve ao fogo colocando mais vinho aos poucos de acordo com a consistência. Quando o queijo estiver bem derretido coloque a maisena dissolvida em vinho e também os demais temperos.
Servir
Ao colocar a maisena mexa bem para que esta não embole. O licor destilado de cereja é a ultima coisa a ser colocada. Quando for para a mesa leva-se junto o vinho para ir colocando sempre que a mistura estiver engrossando. Servir com os cubinhos de pão.
fonte:
culinaria.culturamix.com

0 comentários:

Postar um comentário