Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dia Mundial contra as Hepatites Virais: 28 de julho


Associada por vezes a países subdesenvolvidos, a hepatite pode ser contraída em qualquer lugar do mundo. Isso ocorre porque a doença se apresenta em mais de uma forma, com características e maneiras de contágio distintas. 

Embora um grande passo para erradicação da hepatite tenha sido dado por conta da vacinação, o infectologista do Hospital São Luiz, Orlando Jorge Gomes da Conceição, admite que a informação ainda é a melhor forma para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença. 

São classificadas como todo tipo de inflamação no fígado, órgão responsável por filtrar as substâncias nocivas do organismo. E cinco grupos diferenciam os tipos virais da doença: 

Hepatite A- Com as vacinas e as melhorias em infraestrutura nas cidades, as novas gerações mantêm-se imunes a esse tipo de hepatite. Pode ser transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Normalmente é feito o tratamento medicamentoso, com curta duração. As chances de sucesso atingem 99% dos casos. 

Hepatite B- Todas as orientações para evitar a contração do vírus HIV podem ser aplicadas à hepatite B. Contato sexual, transfusão de sangue, compartilhamento de agulhas e seringas são formas de contágio da doença. Aproximadamente 10% dos casos de hepatite B podem evoluir e se tornar crônicos. Assim como o tipo A, a hepatite B possui vacina, aplicada em pacientes ainda crianças. 

Hepatite C- Transmitida por meio de contato sanguíneo, é uma das manifestações mais alarmantes da doença, pois não há vacina. Profissionais como dentistas e manicures devem utilizar luvas, materiais descartáveis e esterilizados nos procedimentos desenvolvidos. Em 80% dos casos, atinge a forma crônica. Em grande parte dos episódios desse tipo de hepatite, os pacientes necessitam de transplante de fígado. 

Hepatite D- Manifesta-se em pessoas portadoras da hepatite B. Além disso, o paciente tem maiores chances de desenvolver a forma aguda da doença e precisar de transplante de fígado. 

Hepatite E- Muito parecido com o quadro clínico da hepatite A, é do tipo não crônico e se manifesta principalmente em países em desevolvimento e com saneamento básico precário, por conta da contaminação da água e de alimentos a serem ingeridos. Raramente esse tipo de hepatite é transmitido diretamente de uma pessoa para a outra. 

Principais sintomas da doença: 
Pele amarelada (icterícia); 
Febre; 
Fraqueza; 
Enjoos; 
Urina escura; 
Fezes claras. 

Portal RAC 

0 comentários:

Postar um comentário