Ingredientes:
1,5 xícaras de pérolas de tapioca (para quem não sabe, as pérolas de tapioca são “pedrinhas” irregulares, pouco menores que as bolinhas perfeitamente redondas do sagu – inclusive as pérolas de tapioca costuma ficar próximas ao sagu nos supermercados)
3 xícaras de leite integral
1 xícara de gordura de coco (ou gordura de palma, que é o óleo de coco desodorizado – e você pode também optar por manteiga)
2 ovos caipiras
1 xícara de queijo parmesão ralado na hora
1 xícara de queijo meia cura ralado
1 colher de sopa de sal (ou mais, à gosto)
2 xícaras de polvilho doce (aproximadamente, ou o suficiente para a massa soltar dos dedos)
Modo de Preparo:
Aqueça o leite com a gordura de coco até quase a fervura e jogue sobre as pérolas de tapioca, num recipiente grande e fundo. Cubra com um pano de prato e deixe repousar até a mistura esfriar completamente.
Depois que a mistura de tapioca estar completamente fria, junte os ovos, os queijos, o sal e uma parte do polvilho, amassando sempre (se você tem batedeira planetária, use com o gancho de sovar massa de pão)
Vá acrescentando mais polvilho até obter o ponto em que a massa solte dos dedos – essa massa não chega a soltar totalmente, acho que por causa das pérolas de tapioca hidratadas, que ficam meio “chiclete”.
Forme bolas com a massa mais ou menos do tamanho de uma bola de ping-pong e transfira para uma assadeira levemente untada com manteiga. Se você tiver uma assadeira microperfurada, como a minha da foto acima, use sem untar.
Asse em forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos ou até o topo do pão de queijo dourar.
Pode se deliciar, bom apetite!!!!!
http://pat.feldman.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário