A substituição de bebidas doces por água pode ajudar a evitar o distúrbio metabólico, de acordo com pesquisadores de Harvard.
Os resultados baseiam-se no acompanhamento dos hábitos de consumo de 83 mil mulheres por mais de uma década. O pesquisador-chefe, Frank Hu, afirma que já está comprovado que as bebidas açucaradas são ruins para o diabetes.
“As pessoas têm recomendado beber água pura, em vez de bebidas doces. Agora a questão é saber se este tipo de substituição tem qualquer impacto sobre o diabetes”, diz.
Dr. Hu e sua equipe coletaram dados do Estudo de Enfermeiras de Saúde Maciça, que acompanhou a saúde e o estilo de vida de dezenas de milhares de mulheres em nos EUA. A pesquisa incluiu 82.902 mulheres que responderam a questões sobre sua dieta e saúde, durante um período de 12 anos. Com o tempo, cerca de 2.700 delas desenvolveram diabetes.
A quantidade de água que as mulheres bebem parece não influenciar no risco. Aquelas que beberam mais de seis xícaras por dia tinham o mesmo risco que as mulheres que bebiam menos de uma xícara por dia. No entanto, adoçadas com açúcar, as bebidas como sucos de frutas estavam ligadas a um maior risco de diabetes - cerca de 10% a mais para cada copo consumido por dia.
A equipe de pesquisa estima que se as mulheres substituírem um copo de refrigerante ou suco de fruta por um copo de água pura, o risco de contrair diabetes deve cair de 7 a 8 por cento.
“Embora não seja uma enorme redução, já que o diabetes é tão prevalente em nossa sociedade, qualquer 7 ou 8 por cento de redução no risco é bastante substancial em termos de população”, explica Hu. Cerca de 10% das mulheres, ou 12,6 milhões, têm diabetes Nos EUA.
Os 7% de redução significariam que, em vez de 10 em cada 100 mulheres com diabetes, o número ficaria perto de nove em cada 100. O estudo, segundo Hu, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, também descobriu que o café sem açúcar ou chá podem ser uma boa alternativa às bebidas açucaradas.
Os pesquisadores estimam que a substituição de um copo de uma bebida gaseificada ou suco de frutas por uma xícara de café ou chá pode gerar a redução do risco de diabetes entre 12 e 17 por cento. Dr. Hu diz que o estudo é importante ao apontar que o suco de fruta não é um substituto ideal para o refrigerante ou outras bebidas adoçadas com açúcar.
Ele explica: “A realidade é que esses sucos contêm a mesma quantidade de calorias e açúcar dos refrigerantes. A linha de fundo é que a água pura é um das melhores opções livres de calorias. Se a água é muito simples, você pode adicionar um pouco de limão”.
fonte jornal da ciencia
0 comentários:
Postar um comentário