Se forem consideradas as condições meteorológicas, existe, sim, a possibilidade de nevar na Serra Catarinense na madrugada desta quarta para quinta-feira. É fato que as chances são bem pequenas e durante um espaço de tempo bastante curto. Mas se realmente vai nevar, aí é outra história
O meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, explica que, para nevar, são necessários alguns fatores fundamentais: umidade, já que neve é uma forma de precipitação; frio em altitude, onde se formam as nuvens, com temperatura abaixo de 0ºC a fim de formar os flocos de neve; e frio em superfície, abaixo das nuvens, para que os flocos de neve não derretam antes de tocar o solo.
Este frio em superfície, porém, não pode ser muito intenso. A temperatura deve oscilar entre 2ºC e -2ºC. Mais negativa do que isso dificulta a ocorrência de neve, uma vez que o frio mais forte é seco.
E aí está o problema: a previsão dos meteorologistas da Epagri/Ciram é que as mínimas sejam as mais baixas do ano, podendo chegar a -8ºC.
No amanhecer desta quarta-feira, a temperatura mais baixa foi em Urupema, com -5ºC, mas a sensação térmica chegou a -25ºC em Bom Jardim da Serra.
Sobre a possibilidade de nevar na próxima madrugada, Puchalski reforça que haverá frio em todos os níveis e uma frente fria jogando umidade para a região. Estas condições são favoráveis à ocorrência do fenômeno.
Mas ainda assim, a chance é bem pequena e fica restrita ao período entre o fim de noite de quarta e o amanhecer de quinta, já que a frente fria deve se afastar rapidamente.
fonte
DIÁRIO CATARINENSE
0 comentários:
Postar um comentário