Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Não há nada como uma boa especiaria para deixar um prato inesquecível!

   
 Mas será que você conhece as diferentes especiarias usadas na culinária? Conheça algumas das mais tradicionais e saborosas, e algumas curiosidades de cada:
Canela: Pode ser utilizada em pó ou em pau e, apesar de geralmente usada nos doces como bolos, pães, caldas e bebidas, ela pode valorizar incrivelmente pratos salgados à base de carne.
Cardamomo: De sabor adocicado e muito perfumado, é uma especiaria bastante explorada na culinária indiana, sendo um dos componentes do curry. Muito utilizado em doces (tortas, biscoitos, pudins), fica ótimo em pratos salgados como saladas, sopas e carne de porco, tornando mais suave o sabor do alho. Dá um toque especial ao arroz doce.
Cominho: Seu toque picante e forte aroma garantem delicioso sabor a carnes, peixes, feijões, pães, queijos e licores.
Cravo-da-Índia: Com aroma e sabor marcantes, três ou quatro são suficientes para dar um toque diferente sem anular o sabor do alimento.
Curry: Pode ser encontrado em forma de pó ou em molho denso, varia quanto ao número e tipo de ingredientes. Valoriza o sabor de aves, carne de porco, camarão e risotos.
Gengibre: Muito usado em pratos indianos, japoneses e chineses, acabou incorporado na alimentação natural, pelos seus poderes medicinais. Além do conhecido quentão, vale a pena seu uso para preparar molhos, conservas, bolos, doces e tempero de carnes em geral.
Gergelim: Ingrediente do gersal e da pasta de grão-de-bico, é usado em pães, biscoitos e doces.
Noz-moscada: Originária do Oriente, tem aroma suave, sabor marcante e levemente adocicado. É indispensável no molho branco e valoriza vinha-d’alhos, legumes, assados, doces e pães.
Páprica: Pó feito à base de pimenta ou pimentão vermelho (neste caso chamada de páprica doce), dá cor e sabor a muitos pratos das culinárias francesa, marroquina, espanhola e húngara. Excelente para frutos do mar e peixes em geral, saladas, sopas cremosas, ensopados e arroz.
Pimenta branca: Extraída da pimenta-do-reino, sem a casca, fica com sabor mais suave. Ideal para molhos e carnes brancas.
Pimenta-do-reino: Dá sabor a quase todos os alimentos salgados. Mas, seu sabor se altera depois de moída. O ideal é comprá-la em grãos e moê-la (ou socá-la) na hora de usar: o aroma e o sabor mais intensos equilibram o efeito picante.
Pimenta vermelha: Com uma infinidade de tipos, pode variar do mais picante ao suave e adocicado sabor de alguns tipos mexicanos. Pode ser encontrada fresca, em conserva ou em pó.
Pimenta rosa: Com sabor e aroma bem mais suave que a pimenta-do-reino, é adocicada e pode ser servida inteira com peixes, saladas e carnes, além de ser decorativa.
Sementes de papoula: Sabor muito suave, têm efeito decorativo em doces e pães.
Agora que você conhece um pouco mais de cada, que tal correr experimentar novas receitas com cada uma delas? Se quiser pode experimentar com as nossas receitas.

0 comentários:

Postar um comentário