Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Em busca de Cleópatra Arqueólogos em busca da verdadeira face - e da tumba - da primeira celebridade da história.

Em busca de Cleópatra
Afinal, onde foi parar Cleópatra? Claro que ela continua por toda parte - com o seu nome imortalizado em caça-níqueis, jogos de tabuleiro, dançarinas eróticas e até mesmo em um projeto de monitoramento da poluição do mar Mediterrâneo. Também orbita ao redor do Sol, como o asteroide 216 Kleopatra. Seus "rituais de banho e modo de vida luxuriosos" são mencionados em propagandas de perfume. Mais: a mulher que foi o derradeiro faraó do Egito e costumava testar poções venenosas em prisioneiros está, em vez disso, envenenando os seus súditos como a marca de cigarros mais popular do Oriente Médio.
Em Um bracelete egípcio de ouro, da época de Cleópatra, exibe duas serpentes uma frase memorável de Harold Bloom, ela foi a "primeira celebridade do mundo". Se a história é um palco, nenhuma atriz foi tão versátil em seus papéis: filha, mãe e irmã de uma família que faria os mafiosos Sopranos, da série de TV, parecerem normais. Alvo de fantasias masculinas, Cleópatra tornou-se uma musa de fascínio inesgotável. A lista de obras sobre ela inclui 77 peças de teatro, 45 óperas e cinco balés. A rainha também é estrela de pelo menos sete filmes; a última dessas versões, ainda a ser filmada, será personificada em Hollywood por Angelina Jolie. E uma recente biografia, escrita por Stacy Schiff e já lançada no Brasil, rapidamente se tornou best-seller mundo afora.

Contudo, mesmo que esteja por toda parte, Cleópatra também não se encontra em lugar nenhum. Apesar de seu pretenso poder de sedução, não temos nenhuma representação confiável de suas feições. Os raros semblantes dela que chegaram até nós se baseiam em pouco lisonjeiras efígies de moedas. Há ainda um obscuro relevo de 6 metros de altura em um dos templos de Dendera e, nos museus, alguns bustos de mármore, cuja maioria talvez nem seja dela.

Os historiadores da Antiguidade preferiram exaltar o carisma de Cleópatra, e não sua beleza. Não resta dúvida, porém, de que ela foi capaz de despertar a paixão de dois romanos poderosos: Júlio César, com quem teve um filho, e Marco Antônio, que foi seu amante por mais de uma década e com quem teve três filhos. No entanto, a beleza dela, segundo o historiador grego Plutarco, não era "tal que deslumbrasse aqueles que a vissem; mas sua conversa era cativante, e sua figura, ajudada pela graça e pela vivacidade no trato, parecia cravar um aguilhão no espírito. Quando falava, o som de sua voz era adocicado, e com facilidade modulava a língua, como se fosse um instrumento melodioso".

fonte:National Geographic Brasil

0 comentários:

Postar um comentário