Na culinária tradicional brasileira, existem duas variações do caruru: o baiano e o paraense. O prato é feito basicamente de quiabos cozidos em caldo de peixe, com camarões secos moídos e azeite de dendê. A diferença é que o caruru da Bahia leva amendoim torrado e castanha de caju, enquanto o caruru paraense é engrossado com farinha de mandioca, como é feito com o pirão.
O prato de sabor intenso pode ser servido com arroz branco e carne de peixe ou frango. Tradicionalmente, na Bahia, o caruru acompanha o xinxim de galinha – frango cozido com os mesmos ingredientes do caruru (sem o quiabo).
Ingredientes
500 g de quiabo
100 g camarão seco (sem as cabeças)
50 g de amendoim torrado (sem casca)
50 g de castanha de caju
100 ml de azeite de dendê
3 dentes de alho
1 cebola média
2 colheres (sopa) de coentro fresco picado
600 ml de caldo de peixe
Suco de um limão
Sal a gosto
Como fazer caldo de peixe caseiro?
Preparo
Pique os quiabos em rodelas finas e fervente por cerca de 1 min em água com o suco de um limão. Deixe escorrer e reserve. Esse processo reduz a quantidade de “baba” formada ao se cozinhar o quiabo.
Retire as cabeças do camarão seco e os lave. Não é preciso deixar de molho para dessalgar. Em seguida, bata no liquidificador os camarões, o amendoim e a castanha de caju. Para facilitar o processo, acrescente 200 ml de caldo de peixe. Reserve.
Doure a cebola picada e o alho no azeite de dendê. Acrescente o quiabo e refogue. Coloque a pasta de camarão e castanhas, o restante do caldo de peixe e deixe cozinhar por cerca de 10 min.
Confira o sal e finalize com o coentro picado.
Por Erickson Aranda
http://www.sofisticado.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário