Devido à aparência muito semelhante à batata-doce, a batata yacon pode passar desapercebida pela maioria nos supermercados. Mas trata-se de um alimento completamente diferente, muito saudável e um aliado para quem quer emagrecer.
Ao contrário de qualquer outra espécie de batata, ela não deve ser frita ou cozida, mas ingerida crua. Seu sabor lembra o de frutas como a pera e o melão.
Originária da Cordilheira dos Andes e consumida pelos incas há milhares de anos, a batata yacon é um alimento funcional. Também conhecida como batata diet ou batata do diabético, ela tem como principal carboidrato os frutooligossacarídeos e a inulina, que evitam picos de açúcar no sangue. O que é benéfico para o controle da glicemia em pacientes com diabetes do tipo 2 e um aliado para quem quer emagrecer.
Quando consumimos carboidratos simples, o nível de açúcar no sangue aumenta (glicemia) e o que não é consumido acaba sendo armazenado na forma de gordura. Em dietas de emagrecimento, a batata yacon é indicada também por ajudar na sensação de saciedade.
Outros benefícios da batata yacon
Devido à grande quantidade de inulina, ela estimula o desenvolvimento de bactérias saudáveis no cólon, que regulam o intestino. A melhora do funcionamento intestinal ajuda na absorção de nutrientes, aumentando a imunidade.
Além da diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções intestinais, previne a osteoporose, inchaços e câimbras. Reduz os níveis de colesterol no sangue, prevenindo a hipertensão arterial.
Ela é rica em potássio e possui ainda, em menores quantidades, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, manganês e cobre.
Como consumir a batata yacon? batata-yacon-benefícios
A batata yacon pode ser consumida crua como uma fruta ou na forma de sucos. Um pedaço da batata é indicado por nutricionistas como um substituto bem mais saudável para alimentos industrializados (biscoitos ou barras de cereal em pequenas refeições, como o lanche da tarde.
Mas seu consumo não deve ser em excesso. A indicação de nutricionistas é que seja consumido por dia um pedaço com aproximadamente dois dedos de espessura.
Por Erickson Aranda
0 comentários:
Postar um comentário