Trata-se de um gigante ameaçador formado por areia na costa oeste da França. Chamada de Grande Duna do Pyla, ela cresceu e se tornou a maior duna da Europa e está engolindo com voracidade casas, estradas, e até uma pequena floresta.
Localiza-se na costa do Atlântico, em La Teste-de-Buch, cerca de 60 km a sudoeste de Borbeaux, e foi crescendo em um processo relativamente lento, mas hoje conta com mais de 60 milhões de metros cúbicos de areia.
Isso ocorre porque os ventos sopram continuamente para a área praiana no oeste do Atlântico, movendo a duna em uma velocidade de aproximadamente 5 metros por ano. Estima-se que ela tenha dobrado de tamanho nos último 100 anos.
Ela já engoliu dezenas de casas e até mesmo partes da Muralha do Atlântico, um tipo de extensão construída para servir de fortificação costeira na época da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Por sua localização absolutamente inesperada, o local tornou-se um importante pólo turístico, atraindo anualmente milhões de visitantes. A duna formou-se através do Banco de Arguim, um enorme banco de areia localizado a menos de 1 km do local.
fonte jornal da ciencia
0 comentários:
Postar um comentário