Segundo a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri, os fenômenos são consequência de uma frente fria que vem se organizando há alguns dias sobre o Rio Grande do Sul e que avançará para Santa Catarina. Na tarde desta terça, nas regiões de divisa com o estado gaúcho, já havia instabilidade. A tendência é que a mudança no tempo ocorra no restante de Santa Catarina até o início da noite.
Ainda de acordo com a meteorologista, haverá trovoadas, chuva e nebulosidade na maior parte do estado entre esta terça (9) e quarta-feira (10). Após a instabilidade, haverá vento, que traz ar mais frio e, por isso, haverá queda de temperautra a partir da tarde e noite de quarta.
As rajadas de vento devem atingir 80 km/h no Planalto Sul e Litoral Sul, principalmente na madrugada desta quarta (10). No decorrer da tarde e noite, o tempo melhora e haverá aberturas de sol na região Oeste. Nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, no entanto, chuva persiste, acompanhada de trovoadas até noite. Ainda nesses locais, há risco de temporal e granizo isolado pela manhã.
Os ventos fortes de quarta-feira deixarão o mar agitado e ondas grandes ser formarão. Por isso, há chance de ressaca, principalmente na quinta e sexta-feira. A Defesa Civil alerta para as condições desfavoráveis para atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações durante este período.
Ainda de acordo com o órgão, no caso de ventos fortes ou tempestades, as pessoas devem procurar abrigo em locais seguros e não transitar por lugares abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.
Para ler mais notícias do G1 Santa Catarina, clique em www.g1.globo.com/sc/santa-catarina. Siga também o G1 Santa Catarina no Twitter e por RSS.
0 comentários:
Postar um comentário