Para a massa
1 pacote de biscoito de amido de milho triturado
5 colheres (chá) de margarina sem sal derretida
Para o recheio
150 g cream cheese
1 lata de leite condensado
1/2 envelope de gelatina sem sabor dissolvida em 5 colheres (sopa de água
1 lata de creme de leite
Para a cobertura
Um pote de geleia de jabuticaba (320 g)
Modo de preparo
Recheio
Na tigela da batedeira coloque o leite condensado, creme de leite e cream cheese. Bata em velocidade alta por dez minutos e acrescente a gelatina derretida na água sem parar de bater. Desligue a batedeira e reserve.
Massa
Misture os biscoitos triturados com a margarina. Com as mãos, abra a massa em uma forma de fundo falso.
Cubra com papel alumínio e coloque feijões para fazer peso. Feijão é um dos poucos ingredientes que não deixa cheiro na massa e resiste à altas temperaturas.
Leve ao forno preaquecido a 180ºC por dez minutos ou até dourar. Espere esfriar, preencha com o recheio e cubra com a geleia depois que endurecer na geladeira.
fonte r7
Geléia de Jabuticaba
Lave bem as jabuticabas. Coloque-as numa bacia e amasse bem com as mãos ou com um pilão. Leve ao fogo numa panela grande, com um pouco de água. Deixe que cozinhem até que estejam macias. Passe numa peneira, como se faz com as papinhas para obter um purê das jabuticabas.
Descarte os caroços e partes mais duras que não consiga fazer passar pela peneira.
Meça a quantidade de massa por xícaras ou copos. Volte a massa assim obtida à panela, junte açúcar cristal (uma medida igual à massa - por exemplo: se obteve duas xícaras de purê de jabuticaba, junte duas xícaras de açúcar). Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Coloque em vidros esterilizados e deixe 10 minutos em banho-maria depois de tampá-los.
Conheça os benefícios da jabuticaba
A nutricionista Mariana del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), explica que a jabuticaba também contém boa quantidade de vitamina C.
Se consumida com a casca e com o caroço, ajuda a regular o intestino, pois é uma excelente fonte de fibras.
Apenas os diabéticos devem tomar cuidado, pois contém bastante açúcar. Pessoas com excesso de peso devem consumir com moderação.
Tanto a casca como a polpa são ricas em pectina, uma fibra bastante potente no combate ao colesterol.
Os mais vaidosos (e vaidosas) também têm na jabuticaba uma aliada para a pele. A fruta é rica em antocianinas, um tipo potente de antioxidante que atua na eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, ou seja, é ótima para prevenir rugas.
Empolgou-se com a delícia? Então aprenda a escolhê-las. Na hora da compra prefira as jabuticabas que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras e picadas de insetos.
Deixe para lavar a fruta somente na hora de consumir, pois ela é muito sensível e sua fermentação começa imediatamente após a colheita.
fonte r7
0 comentários:
Postar um comentário