A panela de pressão é uma boa alternativa, pois encurta a tarefa sem alterar muito o paladar. Coloque as sementes no utensílio com um pouco de sal e cubra com água (um palmo acima delas). Quando pegar pressão, abaixe a chama e espere 40 minutos. Desligue e escorra o pinhão depois que o vapor sair. Você também pode optar por assar os pinhões ou na churrasqueira ou na brasa de uma fogueira.
Farinha caseira
Para deixar bolos e pães mais saudáveis, troque parte da farinha branca pela de pinhão. Prepará-la é fácil: descasque as sementes cruas, corte-as em pedacinhos e deixe secar ao sol. Em seguida, moa num processador até virar pó. A validade é de seis meses. "Se for difícil descascar o pinhão cru, cozinhe antes. Mas a farinha ficará úmida e a validade cai para uma semana", diz a nutróloga.
Bom para o organismo
Composto basicamente de amido - um estoque de energia para o seu organismo - cada porção de seis unidades (100 g) conta com apenas 177 calorias.
Mas os benefícios não param por aí: o pinhão é fonte de vitaminas do completo B, cálcio, ferro, fósforo e proteínas, segundo a nutróloga Cristiane Coelho.
Você sabia que...
... os esquilos contribuem na produção de pinhão? Eles costumam enterrar as sementes e se esquecem de comê-las, dando origem assim a novos pés de araucária.
fonte conteudo maxima
0 comentários:
Postar um comentário