Dois novos estudos com imagens do cérebro de pessoas que sofreram privações de sono revelaram que elas reagem de forma diferente quando confrontadas com escolhas de alimentos saudáveis e pouco saudáveis, comparado com aqueles que tiveram um sono adequado.
A pesquisa mostrou que as áreas-chave do cérebro relacionadas à recompensa eram ativadas enquanto a atividade em regiões que controlam este comportamento foram inibidas.
As descobertas podem ajudar a explicar a ligação entre privação do sono e obesidade. Dra. Marie-Pierre St-Onge, da Universidade de Columbia, Nova York, líder da pesquisa, disse:
“Os resultados sugerem que, sob sono restrito, as pessoas comem alimentos insalubres para lhes trazem gratificação, podendo levar a um maior consumo de alimentos pouco saudáveis”.
“De fato, os dados de consumo alimentar a partir deste mesmo estudo mostrou que os participantes comeram um volume maior e consumiram mais gordura após um período de restrição de sono, em relação a pessoas com sono regular”.
Segundo a pesquisadora, as pessoas não conseguem fazer escolhas certas após um sono de má qualidade, podendo explicar por que outros estudos têm feito ligações entre obesidade com falta de sono.
fonte http://jornalciencia.com
0 comentários:
Postar um comentário