A Páscoa está chegando, e tenho certeza que muitos de vocês já estão escolhendo que ovos de chocolate vão querer. Mesmo assim, todos sabemos que a Ostern (Páscoa em alemão) é muito mais do que apenas ganhar chocolates e, apesar de muitas semelhanças, cada país possui jeitos diferentes de celebrar a festa religiosa.
Na Alemanha, é tradição que no café da manhã do sábado ou do domingo de Páscoa, as pessoas façam ovos cozidos coloridos por elas mesmas. Como a Árvore de Natal um dos símbolos para a celebração do nascimento de Cristo em vários países, na Alemanha a Osterbaum (Árvore da Páscoa) é um símbolo da ressurreição.
Tal tradição levou um alemão a pendurar 9.200 ovos em uma árvore:
Além desses costumes, é comum em algumas partes do país o Osterfeuer, a fogueira da Páscoa. O fogo simboliza o sol como a chama da fé, e é aceso na noite de sábado para domingo.
Não esquecendo de Ostereistedt, um lugarejo com cerca de 980 habitantes com programações especiais para a Páscoa na Alemanha. O dia começa com um passeio pelo parque do coelho Hanni Hase, seguido pela busca de ovos de chocolate, espalhados e bem escondidos no bosque, e a festa continua com passeios de pônei e brincadeiras para as crianças. Além disso, a equipe do Hanni Hase recebe e responde cartas de crianças do mundo inteiro nesta época do ano.
Na China
O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.
Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".
Nos Estados Unidos
A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.
* Na Europa
As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.
No Brasil e América Latina
O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.
Bem vindos!
Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !
Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________
domingo, 17 de abril de 2011
Curiosidades Alemães - Páscoa - e ao redor do mundo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário